Skip to content

Igreja de Fiães / Igreja de Santo André

02/12/2009

Tipologia

Arquitectura religiosa, românica e barroca. Igreja românica da 1ª fase do foco do Alto Minho, alterada no séc. 17 e 18, em estilo barroco, de que resultou uma nova iluminação. Sendo uma construção da Ordem de Cister sofreu influências do chamado Românico Cisterciense, ainda que as sua características não tenham sido completamente esplanadas. A decoração românica resume-se aos cachorros prismáticos (dois em rolo) e à arcatura, que segue a solução corrente na época em mosteiros cistercienses galegos e igrejas minhotas. Do séc. 17 são as imagem dos padroeiros e o brasão da Ordem no frontispício. O altar lateral é maneirista e o retábulo de talha da capela-mor é barroco, do estilo nacional.

SIPA, 2009

Incluir mapa.

Consultar ficha SIPA: Igreja de Fiães

Capela de Nossa Senhora da Conceição / Capela da Praça

02/12/2009

Incluir foto

Tipologia

Arquitectura religiosa, românica-gótica. Pequena capela funerária, construída no início do séc. 15, ou ainda durante os últimos anos do 14, estabelecendo estilisticamente a transição do românico para o gótico, de planta longitudinal com nave e capela-mor, sensivelmente inclinada, interiormente com tectos de madeira e iluminada por frestas laterais na capela-mor. Fachada principal terminada com empena, rasgada por portal em arco quebrado, de duas arquivoltas sobre impostas corridas. No interior, o arco triunfal é igualmente quebrado, de duas arquivoltas, com chanfro.

SIPA, 2009

Incluir mapa

Consultar ficha SIPA: Capela de Nossa Senhora da Conceição

São Miguel de Entre-os-Rios

11/11/2009

Inserir foto

Tipologia

Arquitectura religiosa, românica, barroca e neoclássica. Igreja de planta longitudinal e nave única, com fachada principal em empena, com sineira lateral, e interior remodelado, com retábulomor barroco e os laterais da nave neoclássicos.

SIPA, 2009

Consultar ficha SIPA: São Miguel de Entre-os-Rios

Ermelo (Baião)

11/11/2009

Inserir foto

Tipologia

Arquitectura religiosa, românica e gótica. Igreja românico-gótica, de planta longitudinal e três naves.

SIPA, 2009

Consultar ficha SIPA: Ermelo (Baião)

Charola dos Templários

11/11/2009

Inserir foto

Tipologia

Arquitectura religiosa e militar, românica, gótica, manuelina, renascentista, maneirista, barroca. Capela-mor de planta centralizada, adaptação da primitiva rotunda românica templária inspirada no modelo oriental das igrejas circulares italo-sírias e na linha arquitectónica do templo do Santo Sepulcro de Jerusalém.

SIPA, 2009

Consultar ficha SIPA: Convento de Cristo

Misericórdia de Alfaiates

11/11/2009

Inserir foto

Tipologia

Arquitecta religiosa, românica e gótica. Igreja de planta longitudinal, formada por dois rectângulos justapostos, revelando nave única com 2 arcos torais de volta perfeita e cobertura em madeira e capela-mor. Pórtico escavado, composto por 3 arquivoltas, com impostas salientes, suplantado por rosácea. 2 pórticos laterais, com perfil semelhante. Sineira implantada a meia empena. Telhado de 2 águas assente em cornija e cachorrada com decoração geométrica, antropo e zoomórfica.

Características Particulares

Arcos torais de volta perfeita não paralelos.

SIPA, 2009

Consultar ficha SIPA: Igreja da Misericórdia de Alfaiates

Esta igreja faz parte das seguintes rotas:
Rota da Beira Interior

Matriz de Vouzela

11/11/2009

Inserir foto

Tipologia

Arquitectura religiosa, românico-gótica. Igreja gótica que mantem algumas persistências românicas como a existência de cachorrada historiada no corpo da igreja, com figuras humanas, vegetalistas, animais, máscaras e figuras geométricas; com portas em arco quebrado e iluminada por frestas.

Características Particulares

Campanário isolado, defronte da fachada principal.

SIPA, 2009

Consultar ficha SIPA: Matriz de Vouzela

Esta igreja faz parte das seguintes rotas:
Rota da Beira Interior